julho 20, 2010

Amor incondicional



De uma forma ou de outra, as pessoas sempre nos surpreendem. Jamais conseguiremos definir alguém exatamente já que o íntimo de cada um é um ponto obscuro onde só se chega através de autoconhecimento. Compreender o outro é ter amor incondicional, é amar sem nenhuma restrição e com compaixão.

Em termos astrológicos, utilizando as características dos signos, pela maior ou menor predominância de cada um dos quatro elementos no mapa astrológico - fogo, terra, ar e água - pode-se estimar as reações mais prováveis. A Astrologia é valiosa na compreensão dos próprios sentimentos e atitudes; e também para avaliar, entender e melhorar os relacionamentos.

O elemento FOGO está associado a impulso, criatividade, liderança e idealismo. O fogo tão forte e brilhante, em seu calor, consome tudo e até a si mesmo. Simboliza a transformação e a purificação que leva às cinzas. Assim são os signos do elemento fogo: Áries, Leão e Sagitário.

  • Áries, o primeiro signo zodiacal, por sua impulsividade e pressa está sujeito a muitos recomeços. Tão instintivo e reativo, não se submete à opinião do outro, utiliza a coragem, ousadia, rapidez, prontidão. Ciumento, parte do pressuposto de que ele está em primeiro lugar. Consome muito fogo ao dar a partida e não reserva energia para ir até o final. Impacienta-se com a indecisão e com a reflexão. Para Áries o importante é o Agora.
  • Leão, do alto de sua liderança e prestígio, não sabe pedir, mandar é próprio de Leão. Com grande coração, leal mas orgulhoso, pode retirar-se para não se mostrar em situação de desvantagem ou vulnerabilidade. Pode perder oportunidades em não querer pedir ajuda e aceitar opiniões… O fogo de Leão é tão intenso que nem sempre se dá conta de que em seu ímpeto e individualidade pode estar queimando e ferindo os próximos a si.
  • Sagitário, em seus altos vôos e na sua crença inabalável, o mundo é grande e seu maior desafio é compatibilizar seus ideais com a realidade do quotidiano. A franqueza sagitariana, com a exposição clara da verdade, fere mas seu otimismo abre portas para novos horizontes. Sua esperança e fé o impulsiona para ir em frente.
O elemento TERRA está associado à estabilidade, solidez, segurança material e profissional. Aqueles com predominância do elemento terra tendem a estabelecer vínculos materiais e de estrutura, material, tradicional e familiar. Assim são os signos do elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
  • Touro têm os sentidos físicos muito apurados, à suavidade do toque, à sensualidade, aos odores e a uma boa comida, uma memória olfativa significativa. Tradicionais, família e propriedade são prioridade. Conservadores, resistem à mudança e preferem deixar as coisas como estão. Obstinados e teimosos, persistem em suas ações. São trabalhadores, pragmáticos e querem resultados concretos.
  • Virgem quer ajudar, socorrer e, freqüentemente é muito prestativo. Fica ansioso, angustiado, querendo ver tudo funcionando em um mundo tão complexo, tão grande, tão desorganizado, tão caótico. Ele tem habilidade para consertar e colocar as coisas em ordem e funcionando. Quer restaurar e curar, pronto a atender e a resolver emergências. Costuma mostrar um lado mais crítico e exigente e até perder-se nos detalhes.
  • Capricórnio, o signo da integridade e da qualidade, pode ter um coração de ouro mas não se entrega. Sonda o terreno, é cauteloso, cerimonioso e acaba demonstrando tantas formalidades que pode perder oportunidades. Ocupa-se primeiro com o dever e despreza gente espaçosa. Para ele tudo um método, um limite, não há lugar para muita espontaneidade. Se prepara calmamente, melhora o potencial, investe durante um longo prazo que alcança o que deseja muito mais tarde. Sua meta é o topo mas não corre riscos.
Quando há predominância do elemento AR, pode abstrair-se tanto, imaginar tantas possibilidades e situações, planejar tanto, refletir e ponderar tanto, que dificulta o envolvimento. Seus tantos pensamentos e tão rápidos, se perdem no balanço do vento. Assim são os signos do elemento Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
  • Gêmeos pensa em várias coisas ao mesmo tempo e é inquieto diante do mundo de possibilidades. Com tantas opções, inclui a dualidade, o querer duas coisas ao mesmo tempo. Tudo pode acontecer dependendo de um ponto de vista, variedade, distração, conexões várias, movimento e pode até se perder no meio de campo. Difícil é escolher e resolver entre uma coisa e outra.
  • Libra pode ficar indeciso pelo receio de dizer não ao outro, e pode fugir das situações pelo medo de quebrar a harmonia, pois tem diplomacia, sensibilidade, refinamento, delicadeza. Mas ao querer agradar a muitos, pode acabar desagradando a si próprio. Deposita mais expectativa no outro do que seria adequado ou desejável.
  • Aquário é fraternal, amistoso, democrático no social mas autoritário em suas idéias. Busca independência e liberdade, especialmente para si mesmo. Não aceita restrição nem invasão de sua privacidade e tem horror ao tédio. Dependendo do que acontece, decide desligar e desplugar algo de sua vida, ou some sem avisar. Pode-se esperar o inesperado, o diferente, o incomum, o imprevisível e até mesmo o tudo e o nada deste signo.
O elemento ÁGUA se relaciona com as emoções, a expressão emocional e os sentimentos. A predominância do elemento água no mapa contribui para a valorização de vínculos afetivos: a pessoa quer atenção, carinho, aproximação e ligações; quando gosta de alguém, abre os braços para um abraço, depende do signo. Assim são os signos do elemento água: Câncer, Escorpião e Peixes
  • Câncer quer proteger, cuidar, ser carinhoso, amoroso, maternal. Tem ternura, sensibilidade e memória. Quando magoado pode até perdoar, mas nunca esquece. Guarda fotos, lembranças, recordações, coleções, um registro emocional de fatos importantes na vida. Quinquilharias e coisas ajuntadas têm enorme valor e significado real para ele. E tudo isso é a privacidade de Câncer que ele não admite invasão.
  • Escorpião, signo fixo e radical por excelência, gosta ou não gosta - não tem meio termo. Desconfiando, sondando, verificando o terreno antes, é dificil um típico Escorpião confiar em alguém. Se confrontado, provocado, atingido ou ferido, pode-se esperar uma eternidade para acertar as contas ou esperar a indiferença. Ele também pode ir ao fundo do poço para lavar e entregar sua dor e sair de lá completamente renovado e pronto para outras experiências.
  • Peixes, signo mutável do amor incondicional, romantismo, da compreensão e compaixão é ligado à arte, à música e ao mundo da sensibilidade . Pode perdoar e compreender, esquecendo-se de si mesmo. Sente e entende a dor do outro a ponto de se misturar com ela e senti-la como própria. As águas de Peixes se espalham no sentido da compaixão e também o faz sentir confuso, decepcionado e desiludido. É um aprendizado para Peixes se resguardar, fortalecer-se, separar e delimitar terrenos, abrir os véus do romantismo e da ilusão para não se ferir pela sua delicadeza e sensibilidade. Tanta sensibilidade às vezes se revela como uma exigência excessiva em relação a si mesmo e ao outro.
Seja qual for o signo, com seu mundo, seus valores, suas qualidades e potencialidades, seus desafios e suas defesas; suas ações, intenções e esperanças, é adequado a todos e até necessário, colocar-se no lugar do outro para poder entendê-lo e amá-lo sem restrições. Isso se chama Amor incondicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog