julho 18, 2010

Aspectos maiores - Semiquadratura / Sesquiquadratura



45° semiquadratura (360° dividido em 8 partes)

A semiquadratura indica esforço para adequar-se a dois objetivos diferentes ou ruptura e desistência. Surgem situações ou pessoas que nos desafiam, podendo se manifestar de forma ativa tanto quanto uma quadratura. A semiquadratura é a metade de uma quadratura (90 : 2 = 45°) e ocorre em signos e casas que podem ser compatíveis ou incompatíveis, com orbe 2º. Então pode-se prever que causará danos dependendo de sua combinação.

No mapa natal é um aspecto tenso que exige atitude, definição e coragem para enfrentar desafios. As energias dos planetas encontram dificuldade para se misturarem e tendem a agir de forma independente, porém exige conciliação que gere um estágio mais amplo. Ela é mais forte quando os planetas estão em signos contíguos ou quando as naturezas dos planetas são incompatíveis.

O aspecto sugere esforço para integrar e harmonizar. Provoca crescimento pessoal ou tensão, crises de consistência, falta de segurança e realização; surgem inimigos ou pessoas que nos desafiam ou circunstâncias que exigem criatividade e atitude. Nos trânsitos indicam decisões e ações decisivas, separações, compromisso de seguir um caminho, fazer apostas no futuro, investimento de energia com vistas a objetivos de longo prazo.

  • A semiquadratura (45º) separativa ou minguante, quando um planeta está se separando de outro, é análoga ao 15° de aquário: você precisa ir contra uma idéia ou corrente porque sabe o que é mais correto e por isso tem que defender uma posição.
  • A semiquadratura (45°) crescente ou aplicativa, ou seja, dois planetas se aproximando, é análoga a 15º de touro. Nela, você quer ir em frente e adquirir valores novos, mas algo muito forte dentro de você tenta lhe puxar para trás. Você se propõe a algo que será bom para você, mas algo desvia você do seu caminho. Sempre existe algo que vai te impelir a quebrar promessas ou impedir que você tome novas iniciativas.

A semiquadratura é um aspecto de exteriorização, de ação tendo em vista a realização de algo, é integração ou ruptura. Muitas semiquadraturas num mapa natal capacitam a pessoa a disseminar, propagar, sair de si para alcançar um maior preenchimento pessoal, embora sofrendo crises e tensões ou então assumindo uma atitude oposta, tendendo a omitir-se. Pode ter também uma conotação de casa 6 influindo nas atitudes face ao trabalho ou na saúde, enfraquecendo-a, trazendo medos inconscientes, conflitos, forçando você a sair da rotina.


135° Sesquiquadratura
Soma da quadratura 90° + semiquadratura 45°

Tanto a semiquadratura (45º) quanto a sesquiquadratura (135º) são aspectos que causam irritabilidade, embora atuem de forma magnética estimulando à ação. Por vezes a ação da semiquadratura dá-se apenas no plano mental, enquanto que na sesquiquadratura o impulso é maior. A sesquiquadratura indica reavaliação ou esforço para adequar-se a algo existente sem outras opções e a semiquadratura exige adequar-se a dois objetivos diferentes.

Embora a interpretação dos aspectos menores seja muitas vezes omitida, a astrologia moderna tem estudado esses aspectos como processos de evolução. A quadratura representa a vitória sobre a inércia, é a potencialidade da ação embora possa ser também uma paralisação. A pessoa é compelida a tomar uma atitude.

A sesquiquadratura é um aspecto tenso, dissonante., desafiante (orbe 2º) em um mapa natal. Pode ser interpretada como a semiquadratura, um momento de crise que exige atitude ou como uma recaída, dúvida ou vacilação. Nos trânsitos significa ajustes, reavaliações, aparecimento dos primeiros resultados, fatos recém-surgidos, desafios à realidade, ou definições, o empurrão final tornando as coisas irreversíveis, desenlace. 
  • Na sesquiquadratura (135°) minguante ou separativa, ou seja, dois planetas que se distanciam, é análoga a 15º de escorpião; a vida pede que você se aprofunde, transforme, para que não haja a necessidade de ocorrer uma perda. Ou seja, ou você muda ou você muda, não tem outro jeito, não tem outras opções.
  • Na sesquiquadratura (135°) crescente ou aplicativa, ou seja, dois planetas se aproximando para formar um aspecto, é análoga a 15º de leão; você tem que provar que é capaz.  Você é desafiado a mostrar o seu talento e habilidade.


Aspectos de Semiquadratura e Sesquiquadratura: 
  • Sol / Lua: significa um grande esforço  para encontrar a si mesmo, inquietude, desconforto, insatisfação com as circunstancias, vê a vida como um desafio ou necessita sempre de novos desafios.
  • Sol / Mercúrio: significa uma constante busca de auto compreensão, um enigma sobre a própria natureza, a busca de meios de auto-expressão, expressão de opiniões de modo assertivo ou de modo a abranger incerteza.
  • Sol / Vênus: significa consciência da falta de amor próprio e esforço para corrigir essa situação. Precisa de ser tranquilizado pelo apreço, admiração e amor de outras pessoas, usa de charme para atrair outras pessoas, faz  juízos sobre outras pessoas, mantém a si mesmo ou finge na presença de quem não gosta.
  • Sol / Marte: significa um esforço para demonstrar ao mundo a sua energia,  para se exibir, se esforça para ser másculo e viril ou para vencer uma resistência.
  • Sol / Jupiter: significa grande esforço para superar os problemas e dificuldades  para o auto-desenvolvimento, se esforça para se libertar das restrições e crescer para adquirir seu pleno potencial. Demanda grande esforço para tornar-se líder -  um aspecto comum entre os políticos.
  • Sol  / Saturno: significa esforço para  introduzir o controle e a auto-disciplina em uma área da vida ou para ser realista nas suas expectativas ou para purgar-se da vã ambição. Tem tendência a se afastar das coisas que podem lhe trazer prazer , esforçando-se mais nas coisas que trazem sofrimento e dor. É uma pessoa extremamente desconfiada de outras pessoas.
  • Sol  / Urano: indica esforço para estabelecer uma personalidade original;. Rejeita a mediocridade em todas as formas, esforça-se para chocar e perturbar outras pessoas  incomplacentes. É um aspecto comum entre os ditadores e os excêntricos de todos os tipos.
  • Sol / Netuno: tenta perder a individualidade para enfatizar uma identidade partilhada com grupos maiores de pessoas ou com toda a humanidade. Esforça-se para cuidar de outras pessoas e projetando seus problemas nos outros ou assimilando problemas deles.
  • Sol  / Plutão: indica uma tendência de ser implacável consigo mesmo, nunca descansa mesmo depois de uma vitória. Sempre acha que pode mais, que deve mais, que precisa de mais, podendo ter uma abordagem séria e sombria com a vida.
  • Sol  / ângulos: indica esforço para se envolver mais no que faz.
  • Lua / Mercúrio: indica esforço para articular e comunicar sentimentos e percepções ou para perceber a sensação de um ambiente. Se esforça para encontrar uma linguagem capaz de expressar o que sente.
  • Lua / Vênus: esforça-se para encontrar beleza, amor, ternura e graça porque acha que o mundo parece não ter essas coisas. Esforça-se para desenvolver o lado feminino de sua natureza, para atrair amor e apreço. Se dedica com esforço para demonstrar estética perfeita.
  • Lua / Marte: aplica um grande esforço para superar a inércia e para despertar a ação de outros. Esforça-se para expressar o que sente,  para demonstrar dinamismo ou para mudar os ambientes pela força.
  • Lua / Júpiter: esforço para responder às pessoas e aos acontecimentos de forma aberta, desinibida e espontãnea. Tenta superar o ambiente para dar um sentido de grandeza,. Esforça-se para libertar-se de contenções ou para tirar o melhor das oportunidades. 
  • Lua / Saturno: esforça-se para mostrar-se de forma controlada e disciplinada, ou para cumprir um compromisso, um dever ou uma obrigação.
  • Lua / Urano: esforça-se para imprimir originalidade nos ambientes ou para dar mais emoção nos ambientes superando a aparente apatia. Às vezes precisa esforçar-se bastante para aceitar situações e ambientes definidos e constantes. Tem necessidades de constantes mudanças ou esforça-se para adaptar-se às mudanças.
  • Lua / Netuno: Se esforça para transcender os próprios limites ou para se aproximar de outras pessoas e sentir-se parte de um ambiente. Pode indicar um grande esforço para aceitar idealismos.
  • Lua / Plutão: Indica auto-punição, esforço para descobrir profundamente suas emoções e sentimentos, ou reagir a eventos impiedosos.
  • Lua / Ângulos: esforça-se para ser mais responsável com outras pessoas ou para atender às necessidades do momento.
  • Mercúrio / Vênus: esforça-se para estabelecer uma comunicação de forma encantadora e persuasiva. Depende de muito esforço para ligar pensamento/sentimento e para conseguir demonstrar beleza no pensamento racional e valores.
  • Mercúrio / Marte: esforça-se para conseguir manter o pensamento e determinação.  Sente que precisa esforçar-se para ligar o pensamento à ação, para pensar positivamente e agir racionalmente. Pode faltar coragem de decidir e avaliar, dependendo de grande esforço.
  • Mercúrio / Júpiter: depende de grande esforço para conseguir libertar a mente de pensamentos e padrões restritivos. Empreende grande esforço para demonstrar moralidade ou quer ser admirado pela sua inteligência ou eloquência.
  • Mercúrio / Saturno: depende de grande esforço para adquirir disciplina mental ou para restringir o pensamento dentro dos padrões. Esforça-se para dirigir a mente para níveis práticos e para comunicar eficazmente de forma prática. Quer ser admirado pelo bom senso e realismo.
  • Mercúrio / Urano: Esforça-se para obter clareza mental e originalidade ou para se expressar de forma original e estimulante. Pode surpreender pela maneira de demonstrar sua individualidade
  • Mercúrio / Netuno: trava uma luta mental para fechar estabelecer uma distância entre si e outras pessoas. Esforça-se para pensar e expressar seu pensamentos com significado universal, para ser compreendido. Tende a querer ser admirado por sua capacidade de imaginar ou pode lutar para tornar-se um profeta ou adquirir capacidades mentais superiores.
  • Mercúrio / Plutão: tende colocar todo esforço para expressar-se com veemência de determinação ou para manter uma conclusão lógica. Deseja ser admirado pelo poder do intelecto e esforça-se para revelar mais sobre si mesmo.
  • Mercúrio / Ângulos: esforça-se para ser mais racional, razoável e comunicativo.
  • Vênus / Marte: Sua luta está em unir o masculino e o feminino.  Esforça-se para manter seus valores, para ser admirado por sua força e dinamismo. Mulheres esforçam-se para demonstrar força sem perder a feminilidade e homens esforçam-se para ser atraente e amoroso sem perder a masculinidade. É uma verdadeira guerra em busca da beleza e ação.
  • Vênus / Júpiter: Sua luta é querer ser muito amado porque seu espírito está aberto à grandeza. Esforça-se para atrair grande atenção devido ao seu comportamento grandioso. Esforça-se para libertar a mente das restrições de valores e padrões que restrigem o prazer e a beleza sublime.
  • Vênus / Saturno: Sua luta consiste em  buscar ou assumir um compromisso.  Esforça-se para atrair relacionamentos estáveis, tem devoção ao dever e tenta ser realista na busca de amor e dinheiro. Esforça-se para conseguir um amor fiel e devotado. 
  • Vênus / Urano: Esforça-se para amar com originalidade, livre e independente e luta para repelir aqueles que não aceitam essas qualidades. Seu esforço é para encontrar amores inconvencionais e sistemas de valores definidos. Tende a abandonar quando as expectativas não são atingidas.
  • Vênus / Netuno: Esforça-se para amar de forma universal, para atrair outros através da sensibilidade e de tomada de consciência da condição humana. Quer ser amadaocomo um símbolo de algo maior que si mesmo, luta por amor desinteressado.
  • Vênus / Plutão: tenta amar por dedicação e esforça-se para atrair outros através de uma determinação implacável e simples de espírito. Pode ter um feroz e devorador amor ou a auto-negação implacável aos sistemas de valores.
  • Vênus / Ângulos: esforça-se para agir em conformidade com um dos valores e para ser mais atraente, ou se comporta de determinada forma apenas para agradar outras pessoas.
  • Marte / Júpiter: luta para ser livre em suas ações e livre expressão. Esforça-se para libertar-se de regras e restrições ou para tomar decisões que possam propiciar crescimento e desenvolvimento pessoal.
  • Marte / Saturno: luta por um código de conduta, um limite da liberdade física e sexual.  Esforça-se para agir de uma forma controlada e disciplinada, a fim de alcançar os objetivos estabelecidos ou por um dever, tipo soldados do exército.
  • Marte / Urano: luta para agir originalmente de forma que possa expressar sua propria individualidade. Esforça-se no sentido físico e sexual de aventura ou para libertar de uma rotina. Quer ser livre para agir imprevisivelmente sobre o impulso do momento.
  • Marte / Netuno: tenta encontrar um objetivo idealista para as ações. Luta para fugir da vida quotidiana. Quer ser temido como um símbolo de algo maior.
  • Marte / Plutão: Empreende luta física por algo acima de seus limites. Esforça-se  incansavelmente para alcançar metas ou para superar apatia e inércia, tipo pessoas deficientes que tentam superar suas limitações.
  • Marte / Ângulos: esforça-se para ser mais forte, enérgico, dinâmico e decidido. 
  • Júpiter / Saturno: tenta resolver um dilema entre disciplina e liberdade e esforça-se para um tipo de tipo de liberdade contido dentro de limites ou reconhece as suas limitações.
  • Júpiter / Urano: tenta resolver um dilema entre a liberdade e a originalidade. Pode ter receio de que a liberdade interfira ou cause separatividade.  Pode perder a liberdade e não ser capaz de crescer ou se esforça para ser receptivo às novas ideas. .
  • Júpiter / Netuno: tenta resolver um dilema entre a liberdade e a conexões. Tem receio de que a aproximação com outros signifique a perda da liberdade ou pode escolher isolar-se dos outros para poder crescer. Esforça-se para atingir o ideal de liberdade.
  • Júpiter / Plutão: tenta resolver um dilema entre a liberdade e abertura de espírito. Seu receio é de que a liberdade alcançada possa interferir na capacidade de alcançar metas por honesta dedicação, ou que o incessante esforço pode interferir em sua liberdade. 
  • Júpiter / Ângulos: esforça-se para ser mais otimista, alegre,  para assumir riscos ou trabalhar para ser livre e independente. 
  • Saturno / Urano: tenta resolver um dilema entre a disciplina e a independência, ou entre o direito e fazer algo por conta própria. Esforça-se para  manter originalidade ou uma auto-imposta disciplina.
  • Saturno / Netuno: tenta resolver um dilema entre disciplina e as conexões. Tem receio de que a preocupação ou um dever possa interferir no seu destino ou nas necessidades dos outros.
  • Saturno / Plutão: tenta resolver um dilema entre o dever e os desejos.
  • Saturno / Ângulos: esforça-se para ser mais responsável, controlado, realista e obedecer normas e leis.
  • Urano / Netuno: tenta resolver um dilema entre a auto-complacência e altruísmo.  Esforça-se para estabelecer conexões porém sem perder a liberdade e independência.
  • Urano / Plutão: tenta resolver um dilema entre o desejo de ser imprevisível e do desejo de ser coerente, buscando formas de estabelecer formas originais para atingir metas.
  • Urano / Ângulos: esforça-se para ser mais original, espontâneo e não convencional.
  • Netuno / Plutão: tenta resolver um dilema entre a conexões e a busca implacável de alcançar metas, uma interferência entre romance e trabalho.
  • Netuno / Ângulos: esforça-se para ser mais generoso, atencioso, simpático e idealista.
  • Plutão / Ângulos: esforça-se para ser mais consistente ou poderoso. Pode ter um só objetivo, sendo inconciliável.

5 comentários:

  1. E a lua com ascendente e meio do céu????

    ResponderExcluir
  2. muito confuso. Pode indicar quais sao os signos com os quais cada um faz semiquadratura?

    ResponderExcluir
  3. Bravo!!!! Demais!!! Claras explicações.

    ResponderExcluir
  4. Você poderia orientar sobre esses aspectos aplicados à sinastria?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog