julho 18, 2010

Aspectos menores - Septil e Biseptil



51° Septil (360° dividido por 7) Orbe 2° Biseptil (102°)

Embora sendo considerado um aspecto menor, o septil que representa a divisão da franja zodiacal por 7 ( 51º25’), assume no mapa natal um papel importante já que a sua simbologia parece abrir as portas à imortalidade. Se relaciona a uma experiência fundamental ou dramática para a transformação da pessoa.

É um aspecto pouco comum, que revela uma pessoa vivendo à frente da sua época e por isso, nem sempre suas idéias são bem compreendidas e aceitas. No entanto, há possibilidade das mesmas serem devidamente apreciadas no futuro, produzindo uma nova ordem e visão, e pode traduzir-se em glória póstuma e grande reconhecimento.

É um aspecto que têm as suas raízes no inconsciente, e, não raro, os seus conteúdos têm um cunho criativo, inovador ou espiritual - não religioso - impulsionando as pessoas a despertar no coletivo novas abordagens em áreas muito dispares. Este aspecto está intimamente ligado ao conceito de destino. Aqui, as funções planetárias se tornam em ações compulsivas que podem traduzir-se em sacrifício pessoal, e, muitas vezes, ao ostracismo social.

Estando ligado ao simbolismo do número 7, expressa os sete graus da consciência ou as sete etapas da evolução: Conciência do corpo, das emoções, da inteligencia, processo intuitivo, espiritualidade, vontade, do saber rumo à ação, da existência que dirige toda a atividade à vida eterna. Em abstrato, o sete – septil, está relacionado à quarta dimensão, que atua fora do espaço, da matéria e do tempo presente, dando forma a um plano criador abstrato e atemporal.

Quem possui este aspecto no mapa natal pode ser confrontado ao longo da existência com um sentimento de frustração por sentir que a sua visão, feita de percepções superiores, não é acompanhada pelo coletivo. Estes sentimentos, no entanto, não fragilizarão os seus propósitos, a não ser que desistam ou se fragilizem pelas contrariedades e dureza das provas que lhes são impostas.

Em geral, pessoas sobretodatas desde a infância experimentam esse efeito quando confrontadas com um mundo que não corresponde aos seus anseios, e percebem o que representa o septil. Os planetas em aspecto de septil exato tensionam suas energias e podem criar tipos de comportamentos ou situações que se expressam com marca especial e que exigem uma equalização para não provocarem desarmonia.

Conforme os planetas envolvidos, este aspecto cria um magnetismo especial que pode ser canalizado através da forma de se viver o prazer, a criatividade, os romances, os assuntos da casa 5. Pode ser canalizado também como obsessões, idéias que tentam compulsivamente de se concretizar, mas que ao mesmo tempo querem manter viva a sua originalidade. Representa o sacrifício ou frustação por não ser compreendido em sua época.

Podemos encontrar esse aspecto em mapas de artistas, músicos e cientistas que não foram compreendidos em sua época e mais tarde foram considerados geniais para outras gerações, e suas visões se tornaram parte de estudos, experimentos e aprendizado. (Sacrifício = Sacro + ofício)

Exemplo septil: O septil da Lua progredida com Mercúrio pode estar relacionado a rompimentos de ações diplomáticas e fechamentos de embaixadas (Mercúrio) em pontos estratégicos do planeta.

O Biseptil (360° : 7 = 51°) x 2 = 102° : Indica sacrifício ou desistência de objetivos por não ser entendido em sua época, ou gloria póstuma, análogo ao Septil. Um planeta em trânsito formando septil a um planeta natal pode significar uma ruptura sem retorno nos assuntos que o planeta significa dentro do mapa.

2 comentários:

  1. Excelente texto! Gosto muito do seu blog Lúcia.
    Obrigada.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  2. Tenho um aspecto no meu mapa de urano septil plutão mas não sei o que significa.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog