julho 04, 2010

* SIGNIFICADO DAS HORAS PLANETÁRIAS




Na época em que a Bíblia era lida em latim, ouvia-se a passagem que dizia: "na véspera Jesus teria feito a Santa Ceia com os apóstolos." A palavra véspera era desconhecida e como no dia seguinte Jesus foi crucificado, eles imaginaram que véspera significava "o dia anterior ", porém não era esse o significado. Naqueles tempos as horas não eram contadas com muita precisão sendo divididas em grupos de 3 em 3.

  • De 0 às 3 hs, era o Galicinio, hora em que o galo cantava.
  • De 3 às 6 hs, era o Matutino,
  • De 6 às 9 hs, era a Prima, a primeira hora de trabalho
  • De 9 às 12 hs, era a Tercia, a terceira hora de trabalho
  • De 12 às 15 horas era a Sesta, a hora em que descansavam
  • De 15 às 18 horas era a Nona, a última hora de trabalho
  • De 18 às 21 horas era a Véspera, quando aparece a estrela Vésper.
  • De 21 às 24 horas era a meia-noite.
O texto bíblico simplesmente informa que, Jesus fêz a ceia com os apóstolos no horário entre 18 e 21 horas. Véspera é a hora de Vênus, da Estrela D’alva, da senhora do amor e da imaginação. É por isso que na véspera tendemos a considerar que tudo será maravilhoso.

Na véspera, as festas serão um sucesso. O amor que nem começou será maravilhoso. O casamento irá durar para sempre e a vitória é comemorada. O pior que pode acontecer ao ser humano é a euforia da véspera...

Importância das horas planetárias


As horas planetárias se tornam importantes para as previsões astrológicas porque permitem escolher o melhor dia da semana e o melhor horário para tratar dos assuntos dos quais se espera bons resultados. Por exemplo, o dia de Mercúrio é mais adequado para estudos, testes e comunicação, vender, comprar, assinar contratos. E ao se tratar destes assuntos em um horário também regido por Mercúrio, com certeza terá melhores resultados.
Longe de ser uma relíquia do passado, este sistema de qualificação do tempo é bastante útil em questões práticas. Escolher uma boa hora pode ser fundamental para o sucesso de iniciativas e projetos.

Geralmente a astrologia horária ou eletiva, quando se quer marcar um compromisso ou um evento para um determinado dia no futuro, sabendo das influências das horas planetárias, pode-se obter melhores resultados. Um dia e horário que estejam sendo mal influenciados, podem resultar em dissabores e prejuizos etc.


Origem dos dias da semana

  • Domingo (Sunday, Dimanche e Domenica) é o dia do Sol.  Domenica provém de domenicale, dia do senhor. Dia de Apolo, deus do brilho, da paz e do descanso 
  • Segunda-feira (Monday, Lunes / Lundì / Lunedí), é o dia da mãe Lua, da nutrição, do início da  gestação.
  • Terça-Feira (Tuesday , Martes,  Mardì, Martedi,  o dia de Marte, deus da guerra e da glória.
  • Quarta-Feira (Wednesday, Miercoles, Mercredì, Mercoledi) dia de Mercúrio - o mensageiro, deus da comunicação, do comércio, dos transportes, das ruas e estradas.
  • Quinta-Feira (Thursday-dia de Thor, Jueves, Jeudi, Giovedí) Dia de Júpiter, deus da riqueza, da abundância, da conquista e da vitória.
  • Sexta-Feira (Friday-a Frija alemã, Viernes, Vendredi, Venerdi) Dia de Vênus, deusa do amor e da beleza. 
  • Sábado(Saturday, Sábado, Samedi, Sabato) Dia de Saturno, deus da recompensa pelas realizações, do salário que se recebe pelo trabalho.  

Os dias da semana em vários idiomas correspondem aos planetas do dia, exceto na líingua portuguêsa, que tem origem na liturgia católica: “dominica dies” a prima feria, a seconda feria, tercia feria etc. do latim litúrgico. O Sábado provém do “Sabbatum” dos hebreus que consideravam o dia santo.

Ordem das horas planetárias

As horas planetárias seguem a Ordem caldéica, do menos veloz - Saturno - para o mais veloz - a Lua e são diferentes da ordem dos dias da semana.

  • Saturno - 30 anos para percorrer 360 graus
  • Júpiter - 12 anos para percorrer 360 graus
  • Marte - 2 anos para percorrer 360 graus
  • Sol - 1 ano para percorrer 360 graus
  • Vênus - menos de 1 ano para percorrer 360 graus
  • Mercúrio - Mais ou menos 11 meses para percorrer 360 graus
  • Lua - 27,5 dias para percorrer 360 graus

Dia e Noite
Um mesmo planeta tem efeitos diferentes agindo durante o dia e à noite. Assim, o regente do dia da semana só é considerado regente durante o dia, ou seja, do nascer até o por do sol. Quando chega a noite, o regente passa a ser o regente do horário do por do sol.

No inverno as noites tendem a ser mais longas do que no verão. As horas planetárias são solares, medidas pelo nascer e por do sol, e a variação muda muito durante o ano. O dia astrológico só inicia quando nasce o sol, enquanto no horário oficial, o dia inicia às zero horas.

Por exemplo: Na terça feira, se o dia amanhece às 6 horas e anoitece às 18 horas, Marte rege oeste horário. A partir deste horário, do pôr do sol até o amanhecer do dia seguinte, o regente passa a ser o planeta que estiver regendo as 18 horas.


Significados dos regentes do dia e da hora


Para compreender o efeito do planeta para cada hora, deve-se combinar o significado do planeta regente do dia com o significado do planeta regente da hora. Especialmente quando se quer eleger um determinado dia e horário para um evento importante, pode-se tirar muito proveito das horas planetárias. O regente do dia dá o tom geral, o regente da hora indicará a ação específica naquele horário. Segundo a astrologia tradicional, os regentes são:
Domingo - Regente: Sol
Palavra-chave: Eu brilho

Características: Energia vital, atenção, dinamismo, atividade, disposição, criatividade, lucidez, sentido agregador, generosidade, liderança, autoridade, determinação, inteligência, sorte, sucesso, impetuosidade e egocentrismo.

Na saúde o sol rege as funções vitais, o coração, energia, força e alegria de viver. Domingo, geralmente, é dia de descanso do trabalho em que a pessoa pode se dedicar a si mesmo e aos interesses (egocêntrico).

É um dia favorável para cuidar da saúde, descansar, relaxar, ter alegria, disposição para esportes e passeios, alimentar-se bem e não ter horários rígidos para tarefas. As pessoas também não estão dispostas a ceder em favor da vontade dos outros.
Segunda-feira - Regente: Lua
Palavra-chave: Eu anseio

Características: Sentimentos, carência, imaginação, irracionalidade, emoção, instabilidade, medo, contentamento, suscetibilidade, extrema sensibilidade, imaginação, fantasias, boa memória, senso artístico, bom gosto, impressão, flutuações de humor. Na saúde a Lua rege os líquidos, os altos e baixos emocionais.

Segunda-feira é conhecida como o dia do mau humor, da saudade, da alegria ou tristeza do passado. As impressões, os medos e sentimentos da segunda-feira não devem ser levados a sério, pois são pura imaginação.

Também na segunda-feira estamos mais magnéticos, mais generosos e amáveis. Porém estamos mais susceptíveis e sensíveis. Portanto nas horas regidas por Saturno em conjunto à Lua, regente do dia, pode-se sentir saudade e solidão.

Nas horas regidas por Marte, em conjunto com a Lua, pode desencadear discussões inflamadas ou brigas. As horas regidas pela Lua em conjunto com a Lua, aumenta a instabilidade e flutuações de humor.

A Lua rege os líquidos, assim como as marés. Como o corpo humano é composto de 70% de líquido, o ser humano sofre fortemente as influências da Lua. Os assuntos iniciados na segunda-feira tendem a mudanças, instabilidade e não ter durabilidade.

É p doa ideal para tarefas mais simples, como fazer pequenas compras de rotina, limpeza, cuidar da higiene dos ambientes etc. Também beneficia rever sentimentos e emoções, porém deve ter cuidado com a extrema sensibilidade.
Terça-feira - Regente: Marte
Palavra-chave: Eu quero

Características: Desejo, conquista, inícios, força, enfrentamento, lutas, agressividade, competição, paixão, ambição, sexualidade, ímpeto, ambição, capacidade de trabalho, ações mais acertadas, atração pelo poder, arrogância, agressividade, ação. Marte rege as cirurgias, acidentes, inflamações, cortes e queimaduras.

Terça-feira é favorável para iniciar projetos e atividades, enfrentar as dificuldades com ânimo e disposição, ter coragem para sair da inércia e tomar novas direções, se dedicar a trabalhos que requeiram esforço ou para os quais se estava desanimado.

O excesso desta energia pode ser usado de forma positiva ou negativa. No entanto, o temperamento pode ser mal influenciado, se tornando explosivo. A necessidade de competição pode levar à arrogância. Debates, reuniões e conversas tendem a ser inflamadas e exaltadas.
Quarta-feira - Regente: Mercúrio Palavra-chave: Eu projeto

Características: Percepção, cálculo, dualidade, raciocínio, ironia, humor, diálogo, versatilidade, sagacidade, superficialidade, diversidade, mudanças, viagens, comunicação escrita e falada, capacidade técnica e emocional etc.

Mercúrio rege o intelecto, a percepção, a capacidade técnica e emocional. Por isso a quarta-feira é favorável para estudar, ensinar, aprender, participar de cursos. Também para negociar, comprar, vender, assinar contratos, viajar, mudar de casa ou de emprego, se comunicar, fazer apresentações.

Favorece os oradores, jornalistas, professores, vendedores, estudantes etc. É bom para receber visitas, encontrar amigos, realizar reuniões pacíficas, raciocinar sobre um problema, resolver problemas de documentos etc. No entanto, há uma superficialidade que deve ser evitada nos assuntos mais sérios. Indiscrições, fofocas e mentiras tendem a acontecer mais neste dia.
Quinta-feira - Regente: Júpiter Palavra-chave: Eu consigo

Características; Confiança, aspiração, graça, dever ético, entusiasmo, fé, esperança, liberdade, altruísmo, busca de novos horizontes, sorte, sucesso, otimismo, facilidades, a mente superior, o raciocínio filosófico, viagens longas e estrangeiros, benfeitor, protetor, esportes, animais, o juiz, o crescimento, a prosperidade e riqueza.

Quinta-feira é favorável para resolver pendências financeiras, solicitar empréstimos, renegociar dívidas, tratar de assuntos relacionados à justiça, encontrar benfeitores e protetores, tem sorte e sucesso nos empreendimentos, encontrar facilidades para resolver qualquer assunto. É um dia em que se tem mais entusiasmo, mas deve evitado o exagero.
Sexta-feira - Regente: Vênus Palavra-chave: Eu gosto

Características: Sensibilidade, prazer, adoração, satisfação, sedução, atração, conforto, sorte, afago, carinho, sensualidade, ternura, arte, cultura, estética, beleza, charme, bom gosto, poesia, pintura artística, música, jóias, luxo, doces e prazeres em geral.

Vênus rege os encontros amorosos, casamento, as uniões de todos os tipos e as sociedades comerciais. Por isso na sexta-feira há mais charme, sedução e satisfação. As festas são mais glamurosas, o poder de sedução fica mais evidente, os contatos sociais e reuniões informais são mais agradáveis.

É um dia favorável à arte, à cultura, à musica e aos encontros amorosos, casamento, noivado, pois há mais harmonia. Favorece o tratamento estético: tratar dos cabelos e unhas, compras e cuidar das roupas, jóias e objetos de arte.

Sábado - Regente: Saturno
Palavra-chave: Eu disciplino

Características: Austeridade, senso de oportunidade, razão, obrigação, reflexão, organização, autoridade, exigência, poder controlador, limite, karma, responsabilidade, senso de dever, correção, retração, esforço, persistência, convencional, tradicional, disciplina.

Saturno rege o sentido do tempo, a paciência, a sabedoria, o amadurecimento e consequentemente as pessoas mais idosas. Por isso, o sábado é marcado pela responsabilidade e realismo. A personalidade se torna mais forte porém mais retraída. As pessoas pensam melhor, refletem antes de uma situação. É mais difícil para um vendedor convencer um cliente, salvo se tiver argumentos realistas e que transpareçam os reais benefícios de sua venda.

O esforço empreendido torna-se mais produtivo. As pessoas tendem a respeitar mais as tradições, o convencionalismo e privilegiam a estabilidade. É por isso que os casais preferem marcar o casamento formal aos sábados. Quando se pretende uma estruturação de idéias ou execução de tarefas que requeiram paciência, disciplina e organização, situações estáveis e formais, deve-se dar preferência ao dia de Saturno.

Exemplos de interpretação
  • Numa cidade em que o dia amanhece às 6 horas e anoitece às 18:00 hs, numa sexta-feira regida por Vênus (associado ao prazer e ao conforto) e em uma hora de Júpiter – favorece para experiências agradáveis e encontro com amigos.
  • No entanto, após as 18 horas, quem passará a reger a noite de sexta-feira será Marte (associado ao sexo, ação e iniciativa). As 23 horas quem regerá a hora será saturno (associado ao bloqueio e limites): as responsabilidades podem bloquear a vontade de esticar a noite.
  • Numa segunda-feira, regida pela Lua (associada à sensibilidade e instabilidade) em um horário de Marte (9 ou 16 hs) onde se vive uma sensibilidade geral, pode desencadear desentendimentos e susceptibilidades. No entanto, pode ser favorável para defender uma boa causa. Reuniões de trabalho marcadas para esse horário tendem a ser inflamadas, com exaltadas discussões. Assim, pode-se evitar debates ou conversas difíceis nesse dia e nesse horário.

Data de nascimento

Conhecendo o dia da semana, horário de nascimento e a hora solar, através da combinação dos regentes pode-se conhecer as energias do momento e descobrir muitas características a respeito da personalidade. Se não for possível descobrir o momento do amanhecer e do anoitecer daquele dia, o regente do dia da semana revela dicas valiosas de autoconhecimento.


EXEMPLO DE TABELA DAS HORAS PLANETÁRIAS
(considerando o nascer do sol às 6:00 hs e o pôr do sol às 18:00 hs)
-->

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
Hora
SOL
LUA
MARTE
MERCÚRIO
JÚPITER
VÊNUS
SATURNO
1
merc
jup
venus
sat
sol
lua
mar
2
lua
mar
merc
jup
venus
sat
sol
3
sat
sol
lua
mar
merc
jup
venus
4
jup
venus
sat
sol
lua
mar
merc
5
mar
merc
jup
venus
sat
sol
lua
6
sol
lua
mar
merc
jup
venus
sat
7
venus
sat
sol
lua
mar
merc
jup
8
merc
jup
venus
sat
sat
lua
mar
9
lua
mar
merc
jup
jup
sat
sol
10
sat
sol
lua
mar
mar
jup
venus
11
jup
venus
sat
sol
lua
mar
merc
12
mar
merc
jup
venus
sat
sol
lua
13
sol
lua
mar
merc
jup
venus
sat
14
venus
sat
sol
lua
mar
merc
jup
15
merc
jup
venus
sat
sol
lua
mar
16
lua
mar
merc
jup
venus
sat
sol
17
sat
sol
lua
mar
merc
jup
venus
18
jup
venus
sat
sol
lua
mar
merc
19
mar
merc
jup
venus
sat
sol
lua
20
sol
lua
mar
merc
jup
venus
sat
21
venus
sat
sol
lua
mar
merc
jup
22
merc
jup
venus
sat
sol
lua
mar
23
lua
mar
merc
jup
venus
sat
sol
24
sat
sol
lua
mar
merc
jup
venus

3 comentários:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog