julho 11, 2010

Plutão - aspecto em transito




Quando Plutão forma aspecto com planetas no mapa natal estará ativando a casa astrológica por onde ele transita e repercutindo nas casas onde estão os planetas em aspecto e as casas que eles regem. Os aspectos harmônicos - sextil - trigono - podem trazer facilidades e os desarmônicos - conjunção - quadratura - oposição - inconjunção - podem trazer desafios. No entanto, depende muito da pessoa que está vivendo o transito, pois ela pode atuar de forma harmônica ou desarmônica. Nenhum trânsito age por si mesmo e se não houver progressões ou outros trânsitos que apóiem o aspecto, provavelmente não será impactante, e disso dependerá o resultado do transito.

Plutão em aspecto com o Ascendente
Em conjunção tende a transformações sociais, pessoais e profissionais. Pode ser manipulado ou atrair pessoas violentas. Traz oportunidade de imprimir mudanças significativas e positivas na vida, melhora os relacionamentos, assume cargos de chefia ou dirige grupos. Também afeta os relacionamentos e pode encontrar pessoas que ajudam ao autoconhecimento.

Plutão em aspecto com o Meio do Céu
Em conjunção com a Casa 10 afeta a direção de vida, traz mudança social e profissional. Pode mudar de residência devido à profissão, mudar de trabalho ou de profissão ou assumir posição de comando. Em alguns casos pode ser obrigado a mudar de residência de forma inesperada ou ser obrigado a tomar conta de pessoa doente; perdas materiais e afetivas, acidentes e rompimentos com pessoas da família.

Plutão em aspecto com o Sol

Na conjunção, surge a vontade de transformar e mudar a vida e por isso trabalha duramente, sem permitir que obstáculos impeçam de conseguir o que deseja. Pode conseguir ter sucesso mas Plutão exigirá abandonar o passado. Em alguns casos pode conseguir sucesso, ser indicado para um cargo de chefia, exercer autoridade como também ter benefícios financeiros. É uma fase de eliminação de situações superadas e antiquadas pois Plutão traz novas coisas e pessoas. Tendência a querer manipular e controlar outras pessoas. Plutão regenera e pode trazer cura de doenças. Também pode entrar em luta com figuras de autoridade, estimula o desejo de força e poder. Obstáculos violentos e lutas corporais, podem surgir para frear o desejo desmedido de poder ou frustação de desejos, usar de meios obscuros para conseguir o que quer.

O transito de Plutão em aspecto com o Sol natal nos coloca em contato com as qualidades do nosso signo solar. Por exemplo, aquarianos podem despertar para ideais e convicções e se enganjar em causas sociais ou políticas. Leoninos podem expor desejo de poder ou vontade de ser famoso etc. Pode significar encontro com pessoas que tenham forte ênfase do signo de escorpião, pessoas que tem um forte magnetismo e exercem uma poderosa influência. Em alguns casos as pessoas fazem coisas que jamais pensariam fazer. Para mulheres pode significar homens de sua vida (marido, filhos, pai ou amigos) passando por uma fase de dificuldades ou mudanças de vida. Para crianças e jovens pode significar problemas com o pai que podem ocorrer na forma de confrontos, problemas, violência, distanciamento, morte, tendências incestuosas do pai ou doenças. Para os homens adultos pode significar que ele terá de se confrontar com questões relativas ao poder, autoridade e afirmação, ou ele pode se tornar pai.

Plutão em aspecto com a Lua
Na conjunção há uma transformação emocional devido às profundas mudanças na área pessoal ou profissional. Tendência a reações compulsivas e infantis diante de situações. Rupturas na esfera familiar e no relacionamento com mulheres, mudança ou reformas em casa. Traz renovação da vida amorosa e sexual. Negativamente, indica fortes reações destrutivas, desejo de manipular as pessoas de forma sutil, por ciúme, dúvidas e acusações. ou se envolver em relacionamentos tensos e complicados, com brigas e jogos de poder. Projeta problemas passados com a mãe nas mulheres que fazem parte da vida atual. A esposa, filha, irmã ou uma amiga pode estar numa fase de dificuldades; ou encontra mulheres de natureza plutônica que transforma a sua vida. Mulheres podem se envolver em trabalhos que envolva cuidar de pessoas ou entrar na menopausa.

Plutão em aspecto com a Lua ativam padrões da época de infância. Se a mãe esteve atenta às necessidades da criança, ela crescerá com a opinião de que o mundo é um lugar onde ela tem segurança e terá uma auto-imagem positiva. Porém se a criança não recebeu cuidados na infância, ela cresce com a opinião de não ser inadequada e não merecedora de amor e afeto dos outros. São crenças da infância que as pessoas carregam consigo por toda vida. A auto-imagem que carregamos determina o tipo de experiências que atraimos para nossas vidas, porque a vida tem tendência a curvar-se às nossas expectativas.

Plutão em aspecto com Mercúrio

Na conjunção tende à mudança radical de idéias e opiniões ou pode ser persuadido a mudar e adotar outros pontos de vista. Aprofunda nos assuntos que conhece, investiga, percebe e aprende melhor, porém pode manipular os outros pelos seus conhecimentos. Surgem idéias obsessivas, traz novos conhecimentos, mas deve evitar o fanatismo. Amplia as idéias e opiniões, tem mais facilidade ao comunicar-se, consegue influenciar e convencer as pessoas devido à convicção na comunicação. Pode se tornar um mestre/guru ou se atrair por mestres/gurus. Também pode ocorrer uma mudança de idéias, fanatismo ou excesso na comunicação, ou quer impor sua verdade. Se envolve obsessivamente em pesquisas, investigação, ocultismo.

Plutão em aspecto com mercúrio aumenta o poder mental e isso pode ser usado de forma positiva ou negativa. Há o poder de influenciar ou controlar pessoas através da fala e da escrita. Nossas idéias também se abrem para a mudança e podemos encontrar pessoas, participar de eventos ou ler algo que revoluciona nosso modo de pensar. E a melhor e maior descoberta do ser humano é a de que pode alterar sua vida alterando apenas suas atitudes mentais. Segundo afirmou Epiteto: Não são as coisas que nos perturbam, mas a opinião que temos delas.

Plutão em aspecto com Vênus

Quando Plutão está em contato com Vênus atua em três áreas: relacionamentos, criatividade e valores.

Pode ocorrer tensão nos relacionamentos afetivos e sexuais ou se envolver em relacionamentos apaixonados e irresistíveis. Age de forma compulsiva e pouco racional nos romances e pode significar a chegada de um novo e importante romance que tem o poder de transformar sua vida. Porém a obsessão amorosa pode se tornar em uma decepção amorosa. Em alguns casos pode significar rupturas, transformações dolorosas nos relacionamentos ou se atrair por alguém que fará sofrer, sentir ciúme ou se tornar vítima de ciúme doentio, atração obsessiva por pessoas comprometidas ou relacionamento mantido em segredo, e infidelidade. Plutão testa a força e a verdade nos relacionamentos. Talvez tenhamos de resolver problemas para que a união sobreviva. Porém pode revelar diferenças tão profundas que, mesmo diante das melhores intenções, a união pode não sobreviver. Também, pessoas que amamos - namorado, marido, amante - pode estar passando por uma fase conturbada na vida ou pode significar a morte de fato da pessoa.

Na criatividade, aumenta as habilidades criativas e pode obter reconhecimento de seu talento nas artes - música, dança, pintura, escultura, decoração etc. Em alguns casos, artistas podem mudar o meio de expressão: atores passam a dirigir filmes; dançarinos se tornam coreógrafos etc. Em alguns casos significa uma intensificação de inspiração criativa. Às vezes pode ocorrer uma temporária inibição da inspiração criativa e o melhor é não insistir e realizar outras atividades até que termine o trânsito de Plutão.

Vênus representa também a questão de valores, o que valorizamos, o que achamos belo e atraente, e dinheiro e riquezas. Plutão em contato com Vênus mostra tendência a agir de forma compulsiva com valores e também pode ter a oportunidade de restabelecer sua condição financeira. Pode haver reversões extremas de sorte e mudar o status financeiro, que pode ser para melhor quanto para pior. Também mudam os nossos valores e podemos ficar inseguros quanto ao que desejamos. Nosso sistema de valores determina o tipo de escolhas que fazemos para nossa vida. Se nos valorizamos, faremos escolhas que nos fazem felizes, que apóiam nossa auto-estima saudável. O inverso também é verdadeiro.

Plutão em aspecto com Marte
Trânsitos de Plutão em aspecto com Marte é um dos transitos mais fortes. Na conjunção pode representar conflitos mas também da capacidade de conseguir superar obstáculos. Usados com sabedoria - Marte é liderança e Plutão é poder - sabendo exercer a liderança pode conseguir sucesso. De outra forma pode tornar-se vítima ou fazer vítimas da crueldade. Pode ser acusado por vizinhos pois Plutão costuma trazer à tona as coisas erradas que as pessoas fazem. Transforma as situações, regenera, recupera um espaço perdido ou coisas perdidas. Recupera a autoestima para tentar novamente. Tem capacidade de executar trabalhos que exijam energia física e pode estimular o desejo de comandar, dá egoísmo, ocasiona brigas, pode ser afetado por pessoas que detém o poder. Ações arriscadas podem resultar consequências violentas.

Nos transitos de Plutão com Marte podemos nos sentir mais violentos mas se tentarmos suprimir essa tendência aumentamos a probabilidade de provocar outras pessoas a serem violentas conosco. O que negamos em nós tendemos a atrair de outras pessoas. Dessa forma, a melhor forma de lidar com essa energia é juntar-se a movimentos ou organizações que pretendem lutar a favor de mudanças sociais; enganjar-se em projetos destinados a combater a fome e pobreza; dedicar-se a esportes competitivos ou esportes radicais.

Marte também representa a sexualidade e pode ocorrer uma mudança de expressão sexual, entender a própria sexualidade ou dificuldades sexuais, pode despertar maior interesse sexual para os celibatários ou uma inibição temporária da sexualidade, que retorna posteriormente com uma qualidade diferente.


Plutão em aspecto com Júpiter
Em conjunção pode alcançar sucesso nos seus objetivos ou pode encontrar forte resistência contra eles. Ocasiona otimismo e fé no que faz e pode conseguir regenerar a si e aos outros. Porém se envolver em assuntos obscuros e ter sérios problemas com a justiça o que pode ocasionar prisão. Pode encontrar pessoas ou situações que desafiam ou estar em situações de confronto com o perigo, da intriga, do risco ou até mesmo da morte. Essas experiências podem mudar drasticamente nosso modo de viver.

Dificuldades financeiras são previsíveis ou encontra meios que favorece negócios e interesses profissionais. Consegue mudar e reformar seu ambiente, pode ser beneficiado por alguém. Juntamente com outras pessoas pode conseguir sucesso trabalhando para obter algo que beneficia um grande número de pessoas. No aspecto positivo também favorece lidar com leis e justiça quando se quer lutar por algo que seja de seu direito e ser beneficiado.

Júpiter também envolve viagens longas e é possível uma viagem ao estrangeiro, ou encontramos alguém durante uma viagem que nos desperta para uma nova vida ou até mesmo podemos deixar nosso país e ir morar num país distante. Júpiter nos incita para novas perspectivas, a olhar novas direções de vida.

Plutão em aspecto com Saturno
Plutão é transformação e Saturno é estruturação. A conjunção pode trazer mudança na estruturação de sua empresa e até mesmo da vida. Estruturas desmoronam para que desenvolva sua criatividade. Também pode significar um novo trabalho que traz um maior retorno financeiro, consegue renovar o trabalho, mudar de emprego com vantagens, superar dificuldades. Dá tenacidade, paciência e persistência. Pode encontrar apoio em autoridades políticas ou governamentais ou ter problemas com autoridades.

Negativamente pode ser obrigado a mudar de planos ou empreende esforços inúteis para manter algo, mas não consegue evitar as perdas. Saturno no mapa natal mostra onde nos sentimos inadequados e tendemos a levantar defesas. Plutão em transito desafia essas defesas e nos obriga a enfrentar aquilo que mais nos amedronta; arranca nossas máscaras e expõe nosso lado vulnerável. A vida tende a nos devolver o reflexo de nossas crenças sobre nós mesmos, que formamos ainda na infância. Dessa forma circunstâncias externas podem nos obrigar a empreender mudanças.



Saturno é segurança. Crianças podem sentir sua segurança ameaçada diante de uma ruptura na família; adolescentes enfrentam seus medos e inseguranças da adolescência; adultos experimentam insegurança devido a perda de emprego; idosos podem se sentir inseguros diante da aposentadoria. Para todos pode haver perda de entes amados. Os efeitos dos transitos dependem da posição de Saturno natal e as casas regidas por Saturno no mapa natal.

Plutão em aspecto com Urano
A conjunção traz a tendência a se rebelar contra restrições, revolta-se contra dificuldades. Pode participar de grupos que lutam por reformas sociais,ou grupos políticos. Renova amizades, tem novas idéias e reavalia valores. Também sugere um período de mudanças sociais ou no ambiente que podem afetar a vida profissional ou social de uma geração por forças sociais. Pode se envolver em estudos ligados a Plutão e Urano: ocultismo, espiritualidade, astrologia, computação, etc. Desenvolve talentos ainda não explorados, aflora qualidades latentes que dão novo significado à vida.

Frequentemente Plutão em contato com Urano mostra novas tendências ou modas que nos forçam a uma mudança. O objetivo é abrir espaço para algo novo, pois há uma predileção para expansão, crescimento e diversificação. Fatores externos perturbam uma forma antiga de ser e estimula para novas possibilidades. Nos tornamos mais entusiasmados por um novo campo de interesse de natureza uraniana. O perigo é irmos longe demais ou levantar altos vôos que podem nos fazer precipitar ao chão.

Plutão em aspecto com Netuno
Em conjunção a Netuno há uma mudança de objetivos, desorientação, fanatismo, fuga da realidade. Modifica os relacionamentos e o trabalho de uma geração. Maior propensão a drogas e doenças ou surge interesse por assuntos místicos e espirituais, muda a visão materialista. Fortes mudanças nas estruturas sociais e políticas podem afetar uma geração.

Por ser um período de intensas mudanças, podemos ficar obcecados por fortes anseios. Alguns podem ser atraídos para a religião, a psicologia profunda, misticismo ou algo que prometa acesso ao Divino. No entanto, devemos ser discriminativos, pois podemos ser influenciados por cultos que mais tarde perceberemos serem radicais ou equivocados. Nos decepcionamos com coisas que pareciam garantidas. Alguns nessa época podem tornar-se dependentes de drogas e álcool ou viciados podem empreender a tarefa difícil de libertar-se dos vícios.

Um grande grupo de pessoas experimentam esse trânsito, já que são dois planetas de geração. Assim os tipos de desejos variam de acordo com a casa astrológica onde Netuno estiver posicionado. Plutão nos impele a deixar de lado alguns sonhos e desejos nessa área.

Plutão em aspecto com Plutão
Surgem oportunidades de crescimento e conquistas. Em alguns casos, eventos inesperados modificam a vida. Normalmente se experimenta apenas o sextil, a quadratura e o trigono de Plutão à sua posição natal, durante toda vida. Rupturas e eliminação trazem renovação de vida. É uma época de ajustes e algumas mudanças podem ser tão radicais que provocam resistência de nossa parte.

Alguns podem se sentir insatisfeitos no casamento e experimentar casos fora do casamento através dos quais redescobrem a paixão e a sexualidade. É uma época em que as frustrações tendem a vir à superficie e não queremos mais tolerá-las em nossas vidas. Plutão tende a trazer tudo que está submerso em nós: as frustrações, complexos, raiva, vingança, ódio, rancor etc. As circunstâncias nos chegam através da casa da posição natal de Plutão, na casa por onde Plutão passa em trênsito e na casa regida por Plutão.

A quadratura de Plutão pode indicar períodos de transição de vida e as pessoas desejam alcançar outras definições sobre si mesmas. Alguns querem deixar de ser empregados e abrir um negócio próprio. Outros podem assumir um cargo de responsabilidade que os obrigue a usar o máximo de sua capacidade. Os mais velhos podem lidar com a aposentadoria e enfrentar as mudanças significativas de estilo de vida.

Pelo fato de Plutão ter um ciclo de 284 anos, o retorno de Plutão só acontece quando há retrogradação do planeta ainda no período dos 6 meses de idade. Nessa conjunção pode haver uma experiência traumática precoce. Um trânsito de Plutão á sua posição natal pode nos fazer entrar em contato com a morte de alguma forma ou perda de um dos progenitores ou morte de amigos.

Nessa época é particularmente importante dar uma expressão criativa à fase que estamos experimentando - escrevendo, desenhando, dançando, pintando ou esculpindo nossos sentimentos. Nessa época podemos explorar mais profundamente todas as leis que regem a vida, o funcionamento da psique como também do Cosmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog