março 09, 2011

Signos interceptados



Os mapas astrológicos possuem 12 signos e 12 casas astrológicas, que representam as áreas de experiências e em geral cada casa recai sobre um signo. Porém, dependendo do sistema de casas adotado e da latitude, há possibilidade de um signo não governar nenhuma casa enquanto outras casas são regidas por um mesmo signo. A essa desigualdade na divisão do mapa dá-se o nome de signos interceptados, ou seja, o signo está incluido dentro de uma casa mas não rege a casa.

Quando um signo está interceptado, o signo oposto também estará interceptado.
As áreas da vida que contém os signos interceptados apresentam dificuldades e a pessoa não consegue lidar com essas áreas de forma satisfatória. Um signo interceptado tem efeito de instabilidade e conflito, e pode exigir maior esforço para enfrentar os problemas nessas áreas ou depender de ajuda dos outros para superá-los. No entanto, essa ajuda será mais ativa e benéfica quando vier de pessoas que tenham este signo com boa ênfase em seus próprios mapas, pois os pontos fortes dessas outras pessoas são capazes de neutralizar as deficiências de quem tenha signos interceptados no mapa natal.

As competências e atividades que correspondem aos signos interceptados frequentemente parecem bloqueadas ou causam frustração. Muitas vezes são habilidades negligenciadas e experiências inesperadas que podem exigir que se desenvolvam os significados do signo interceptado para enfrentá-las. Pode ser também uma habilidade ou competência que estamos sempre procurando nos outros ao invés de desenvolvê-la em nós mesmos.

Os signos interceptados estão dentro de uma casa com mais de 30 graus e, portanto, haverá casas menores dentro do mapa. Essas menores, são áreas de experiência onde não encontramos problemas ou que não influenciam muito na nossa vida e, portanto, não lhes damos muita atenção. Sempre quando há um signo interceptado, o signo oposto também estará interceptado, e podem surgir bloqueios para expressar ou perceber essas áreas de experiências e as dificuldades podem surgir através de condições e situações externas.

Pode-se melhorar os problemas
quando um dos signos está numa casa de sua própria regência. Por exemplo, Áries na casa 1 ou câncer na casa 4, ou libra na casa 7 etc. No entanto, se torna mais dificil se o signo interceptado estiver na casa 1 e Áries estiver na casa 7, por exemplo.

Quando existem planetas nos signos interceptados eles são chamados de Planetas Confinados e muitas vezes suas funções são
mal exploradas ou mal utilizadas. Quando o planeta confinado se expressa na casa que ocupa, em geral encontra limitações e restrições impostas pelo ambiente ou por situações. Tanto o signo interceptado quanto o planeta confinado em geral estão relacionados a assuntos mal resolvidos, permanecendo pendentes na vida.

Cada signo tem um regente e o regente do signo interceptado tem suas funções reduzidas na casa que ele ocupa. Dessa
forma, essas funções tem maior poder de ação quando se usa suas energias na casa que ele rege. Por exemplo, se a Lua está em Peixes interceptado, os atributos da Lua poderão ser melhor utilizados na casa que contenha o signo de câncer na cúspide. Também é mais favorável utilizar a Lua nos assuntos da casa 4 do que na casa que ela ocupa. Os problemas das casas com signos interceptados são mais facilmente resolvidos quando nos empenhamos em resolver os problemas advindos da interceptação.

Um planeta confinado pode indicar disfunções relacionadas ao planeta ou são assuntos adiados para a velhice. A conexão com os
assuntos que o planeta representa podem ocorrer através das progressões, quando o planeta ao sair do seu confinamento e entrar em outro signo ou em outra casa, passa a ser reconhecido e integrado. As situações se tornam mais difíceis quando o Sol ou a Lua estão nesses signos, pois há maior dificuldade para o autoconhecimento e para se reconhecer nas suas próprias ações, reações, quem é e o que sente. Quando isso acontece, a pessoa tem uma falta de conexão consigo mesma.

As funções de um planeta confinado são confusas, principalmente quando está em um signo diferente daquele que ele
rege. No entanto, se houver um aspecto com o regente da casa que ele está ocupando, ele poderá se expressar satisfatoriamente. O signo modula a expressão do planeta. Alguns autores afirmam que os planetas confinados tem o mesmo comportamento dos planetas sem aspectos, chamados de ferais ou selvagens.

Se torna mais complexo quando o planeta além de estar confinado também estiver retrógrado. Assim, além de haver
uma desconexão interna com as energias do planeta, ocasionalmente pode provocar uma obrigação ou responsabilidade. A sensação imediata deste planeta, confinado e retrógrado, é que não se consegue desenvolver os seus assuntos, e sente-se bloqueado. Por exemplo, se Mercúrio estiver confinado e retrógrado, a pessoa tem um problema na comunicação e no campo intelectual, que pode ser expresso por problemas na fala, deficiências nas mãos ou nos olhos que impedem de escrever, ou uma deficiência mental que a impeça de aprender. Mas também, pode acontecer totalmente o contrário, e pessoa ser excepcionalmente inteligente ou ter uma excepcional habilidade na comunicação.

SIGNOS INTERCEPTADOS:

Áries / Libra
A interceptação no eixo Áries / Libra indica problemas no relacionamento com as outras pessoas, dificuldades no
casamento ou com sócios e parceiros, que podem ser gerados caso não se disponha a conversar e dialogar, não ouvir os outros e tentar impor seus pontos de vista, que é o lado negativo de Áries. Outras vezes a pessoa renuncia a todas as decisões e se entrega à autoridade dos outros, que é o lado negativo de Libra. Oscilando, a pessoa se esgota em esforços inúteis .

Touro / Escorpião
A interceptação no eixo Touro/Escorpião mostra um poderoso auto-interesse; a
pessoa visa apenas para si o lucro, o dinheiro, o sexo e o poder. Ela não permite que os outros ganhem. Seu tormento é a indecisão entre a necessidade de acumular bens ou abrir mão de tudo. Essa polaridade em dois signos fixos indica uma falta de flexibilidade e adaptação. Na angústia de ser incapaz de se adaptar, a pessoa tenta tranquilizar-se tornando-se protetor do dinheiro. A pessoa precisa aprender a desapegar-se do que é material.

Gêmeos / Sagitário
A interceptação no eixo Gêmeos / Sagitário traz graves problemas no campo do conhecimento e da comunicação. Há uma dificuldade em compreender os outros e de ser compreendido. A dificuldade pode estar na fala, na audição e nos modos de expressão. Ao tentar expressar-se diz coisas que não refletem seu pensamento. O silêncio negativo pode levar à incompreensão de suas idéias, seus sentimentos e crenças, por isso, precisa aprender a se comunicar de forma correta.

Câncer - Capricórnio
A interceptação no eixo Câncer / Capricórnio mostra uma dificuldade em relação à segurança que pode proporcionar às
crianças (Câncer) e a dificuldade em responsabilizar-se pela paternidade ou maternidade (Capricórnio). Geralmente mostra-se infantilizado com medo de não ter aceitação ou ternura nas relações sociais. Tende a buscar carinhos dos outros para encontrar uma sensação de segurança, ao invés de chegar ao ponto onde poderia se doar aos outros de forma altruísta. Vive com medo de se perder no seu emocional e na segurança social. Muitas vezes se sente incompreendido e inventa estórias para chamar a atenção, como as crianças. Ao mesmo tempo, se defende por trás de um muro de frieza, de avareza, que acaba por desencorajar aqueles que o amam. O relacionamento com os familiares é mais importante do que gostaria de admitir. Por isso, deveria aprender a aceitar e conviver com a familia.

Leão - Aquário
Na intercepção no eixo Leão / Aquário, a pessoa terá que enfrentar sua própria individualidade (Leão) e quando estiver
seguro de si, poderá dar a sua amizade e proteção para o outro (Aquário). A maior extensão do conceito de amizade vai encorajá-la a tornar-se uma militante de idéias fraternas, amigáveis ou mesmo revolucionárias. A criatividade de Leão pode ser usada para encontrar novas formas de associação amigável e generosa. A interceptação dos signos Leão/Aquário indicam bloqueio da criatividade e da sociabilidade. Muitas vezes, atraída por idéias altruístas, tem dificuldade em colocá-las em prática na vida cotidiana.

Virgem - Peixes

A intercepção no eixo Virgem / Peixes está relacionada ao serviço ao próximo - representado por Virgem, e a compaixão
pelo sofrimento dos outros - representado por Peixes. As pessoas que tem esses signos interceptados podem ter que aprender a se dedicar inteiramente a serviço das misérias dos outros, desenvolvendo sua sensibilidade para o sofrimento alheio.


PLANETAS CONFINADOS:

SOL

Quando o Sol está confinado, a pessoa tem pouca iniciativa ou poucas metas de vida. Pode ser uma pessoa apática, de
pouca vitalidade, desinteressada e alienada de si mesma. Se o Sol estiver em aspecto desarmônico com o ascendente, a pessoa não tem consciência do seu próprio corpo ou não conhece suas próprias reações. Se o Sol estiver em aspecto desarmônico com o descendente, a pessoa demonstra desinteresse pelos outros, ou tem pouca consciência da forma que ela afeta os outros.

LUA
Quando a Lua está confinada, a pessoa se apresenta isenta de emoções e reações. Tende a reprimir seus sentimentos e impressões. A pessoa pode permanecer imatura emocionalmente, sujeita a depressão e tendendo a se isolar dos outros. Existe dificuldade em identificar as próprias emoções e em se envolver emocionalmente. Pode ter uma personalidade descuidada consigo mesma ou com os outros, ou tornar-se compulsiva em cuidados. Pode não se nutrir adequadamente, tanto em termos fisicos, com pouca alimentação ou bulimia, ou o alimento não nutre, e a pessoa come compulsivamente. Exemplos:
* Lua em Áries, explosiva e imediatista, precisa de atenção e cuidados a todo momento.

* Lua em Câncer, extremamente saudosa, lembranças do passado inesperados. A pessoa sente que precisa da família, de viver a afetividade com mais profundidade, no entanto não encontra tempo, ocasião, disposição para fazer acontecer o seu ideal de afetividade, familiaridade.
* Lua em Capricórnio, gera uma pessoa fria, arredia, fechada, manipuladora e compulsivamente controladora.


MERCÚRIO

Pode haver pensamentos obssessivos ou compulsivos. A pessoa não se sente compreendida em suas ideias ou não sabe
expressar o que pensa. Pode haver dificuldade em se expressar, se comunicar, em se localizar e realizar trocas. Tende ainda a ter dificuldade em memorizar o que aprende, mas consegue aprender pela experiência. As relações com os irmãos, vizinhos ou na comunidade onde mora podem ser instáveis ou acontecer fatos inesperados.

VÊNUS
Indica carência afetiva ou tendência a manter amores secretos ou platônicos. Pode se apegar a coisas inúteis ou a coisas que não trazem satisfação. Também pode investir em aplicações que não trazem retorno ou até mesmo perder o que investiu. Nos relacionamentos pode se envolver com pessoas inadequadas, ama quem não pode retribuir seu amor. A pessoa não se valoriza, não sabe dar valor às coisas ou pode achar-se com valor demais. Relacionamentos instáveis ou inesperados.

MARTE
Sem motivos aparentes pode revoltar-se, agredir, reter um ódio que se transforma em agressão. Pode ter súbitos ataques de raiva, ira ou reações agressivas, atacar outras pessoas, mesmo desconhecidas, sem nenhum motivo aparente. Não sabe agir de modo correto ou não age, sendo completamente inerte. É um aspecto que pode indicar um coma profundo, dificuldade de decidir e dúvida sobre qual o caminho a seguir. A sexualidade pode ser diferente.

JÚPITER
Pode existir uma ganância capaz de atropelar todos, desprezando a boa conduta e ética. Ou pode sentir-se sem sorte,
sem oportunidades, apático, triste, sem perspectivas, oprimido, descrente e cético. Não reconhece limites, extrapola. Num momento é comedido, em outro exagerado. Demonstra dificuldade de se integrar à lei e pode buscar caminhos alternativos e problemas transitórios de legalização. Viagens ao exterior podem ocorrer por impulso ou inesperadamente. Iealista, mas ingênuo e modesto em muitas áreas de sua vida.

SATURNO

É uma pessoa que tem constante pressa, não sabe aguardar o momento certo, não espera as coisas amadurecem além de
não ter compromisso e responsabilidade. A falta de método e disciplina cria obstáculos. É uma pessoa fatalista, que pode ser limitada ou que não reconhece limites.

URANO

Existe medo das inovações, das mudanças e das coisas excêntricas. A lentidão para mudar ou evoluir pode submeter a
pessoa a mudanças inesperadas.

NETUNO
Há uma desilusão sem motivo aparente. A pessoa é drasticamente realista, não acredita em nada, não sonha, não idealiza. Também pode perder-se nos vicios, ter doenças degenerativas ou não ter sensibilidade com coisas e pessoas.

PLUTÃO
Pode ser um tirano, um ditador, um controlador rígido de si e dos outros, com tendências homicidas, caso outras configurações confirmem. Tende a ter um profundo medo da morte ou se ocupa de assuntos relacionados com a morte.

8 comentários:

  1. Oi Lucia tenho virgem interceptado no Ascendente, vc pode dizer-me algo? Grata
    neydealdebaran@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucia tenho virgem interceptado no Ascendente, vc pode dizer-me algo? Grata
    neydealdebaran@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho virgem interceptado na casa 1 e peixes na casa 7; e Vénus na casa 1, e Júpiter na 7. :-/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lucia, parabéns pelo blog e o excelente conteúdo! :)

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog