abril 10, 2014

Eclipse Lunar Total em 15 de abril 2014



 
 
Em 15 de abril 2014 acontecerá junto com a Lua Cheia o Eclipse Lunar Total, quando a Terra impedirá o reflexo da luz do Sol sobre a Lua. O fenômeno poderá ser visto na Austrália, no Pacífico e nas Américas. No Brasil será visto primeiramente pela região norte (Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso), com início da penumbra a partir das 00h54 e ponto máximo às 03h46. Nos demais estados o início da penumbra ocorrerá a partir de 01h54 com ponto máximo às 04h46, terminando às 07h38.
 
No zodíaco a Lua estará a 25º16'de Libra e o Sol a 25º16'de Áries, marcando mais uma etapa de muitas mudanças coletivas e individuais que já vem ocorrendo há algum tempo. Astrologicamente, a Lua é o mundo dos sentimentos e das emoções e, quando é obscurecida, deve prevalecer a consciência, o ego e a vontade. Nas duas semanas que antecedem o eclipse é recomendável não estarmos envolvidos em situações estressantes, que podem culminar na época do eclipse.
 
O Eclipse Lunar tem relação simbólica com o conceito de exposição e divulgação, tornando mais claro um assunto que já vinha ocupando nossa mente. É por isso os acontecimentos não nos surpreendem, porque marcam a eclosão de fatos que já estavam latentes. O eclipse apenas acelera o processo, desencadeando e expondo fatos que já estavam na iminência de ocorrer. A ideia é trazer à luz tudo que fica somente no plano inconsciente.
 
Longe de serem nefastos, geralmente os eclipses indicam uma movimentação em nossa vida, que pode acontecer através de novos caminhos que escolhemos, de boas oportunidades que surgem e nos levam a mudanças ou de mudanças que nos forçam a sair da comodidade. Acontecimentos inesperados podem nos despertar para novos projetos e tem todo potencial e força para se realizar em pouco tempo. Também podemos mudar nossas ideias, inverter nossa rota de vida e buscar novas alternativas para melhorar nossa vida ou tornar nosso trabalho mais produtivo.
 
O Eclipse Lunar está simbolicamente associado à ideia de ocultamento, esquecimento ou desligamento da memória, como se apagasse tudo que ocorreu antes. Por isso tende a interferir em nossas emoções e nas recordações do passado, indicando que devemos abandonar antigas crenças e preconceitos, apagar mágoas e esquecer rancores do passado, voltando nossos olhos para o futuro, para novos caminhos e novos projetos de vida. É para a frente que se anda!
 
E, por apontar para o futuro, para uma fase de crescimento e expansão, indica que devemos encerrar o que não tem mais sentido em nossas vidas. O que estiver desgastado e já tiver concluído seu ciclo deve ser abandonado para dar lugar a um futuro mais promissor e satisfatório. O Nodo Lunar Norte a 28º de Libra vem promovendo a limpeza do carma entre as pessoas e a Lua junto ao Nodo confirma essa necessidade de irmos em direção ao futuro. 
 
Podem ressurgir situações e pendências do passado, que devem ser resolvidas com objetividade e assim seguirmos firmes em direção ao futuro. Crises existentes e que já vinham se arrastando há algum tempo podem se agravar, mas trazem uma definição. Talvez sejamos forçados a nos livrar de atividades, coisas ou pessoas que já foram muito importantes para nós, podendo ser uma época marcada por finalizações, encerramentos, perdas, desaparecimento ou esquecimento de pessoas e coisas. Mundialmente, o Eclipse Lunar costuma indicar um aumento dos atos de rebelião, greves, invasões, manifestações etc.
 
Ocorrendo no eixo Libra/Áries, esse eclipse indica que nas próximos semanas será importante verificar a nossa forma de agir e de nos afirmarmos perante o mundo e aos outros. O Sol em Áries nos desperta para cuidarmos apenas de nós mesmos e de nossos interesses. Entretanto a Lua em Libra ressalta a importância de analisarmos como as nossas atitudes podem afetar os outros, indicando o momento para buscarmos a paz através da conciliação de nossos interesses com os outros.
 
Considerando que durante a ocorrência do eclipse, Mercúrio estará junto de Urano em Áries em oposição a Marte em Libra, quadrado a Júpiter em Câncer e Plutão em Capricórnio, esse eclipse terá grande importância social, ou seja, será importante verificarmos como nossas atitudes afetam o meio em que vivemos, a família e o trabalho. Marte retrógrado em Libra sugere reavaliação nas sociedades comerciais, parcerias, casamento e principalmente nas questões que envolvem julgamento e justiça.
 
Mercúrio exilado em Peixes pode confundir, fazendo com que muitos evitem a realidade das situações ou prefiram ver apenas o que lhes convém. O regente do eclipse será Vênus em Peixes que sugere reavaliarmos nossa vida, pois muitas coisas que funcionaram no passado podem não estar funcionando mais. Talvez seja necessário selecionar apenas o melhor e abandonar algumas coisas, pessoas, conceitos e ideias,  para trazermos mais satisfação e tranquilidade à nossa vida.
 
Embora esse eclipse seja importante para todos, será mais significativo para aqueles que tenham o Sol, a Lua, planetas pessoais, Ascendente (Casa 1), Descendente(Casa 7), Meio do Céu (Casa 10), Fundo do Céu (Casa 4) e Nodos Lunares de 20 a 30º dos signos cardinais, ou seja, Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Estes deverão estar atentos, pois nos próximos 6 meses pode haver o desfecho de antigas situações e solução em definitivo de antigos problemas. É hora de apostar nas mudanças, sem medo de ser feliz...
 
Lua Wobble
 
Junto ao Eclipse Lunar estará ocorrendo a Lua Wobble, também chamada Lua Bamboleante, quando a Lua estará fora da eclítica e numa declinação atípica. Isso acontecerá quando o Sol se juntar ao Nodo Sul a 28º de Áries, que acontecerá exato em 18 de abril, tendo uma duração de duas semanas antes e depois.
 
A Lua Wobble tem um efeito parecido com os planetas retrógrados. Geralmente indica mudanças e alterações para as pessoas, cidades e países que tiverem planetas pessoais e pontos importantes como ascendente (casa 1), descendente (casa 7) Meio do Céu (Casa 10), Fundo do Céu (Casa 4) e Nodos próximos a 28º de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
 
Será particularmente importante para quem nasceu alguns dias antes e depois do dia 18 de abril, 21 de julho, 22 de outubro e 19 de janeiro,  que estarão recebendo aspecto desafiante do Sol. Os nascidos em torno de 18 de abril poderão iniciar um novo ciclo de vida, com novas propostas para um novo ano que se inicia a partir do seu aniversário. Os demais poderão se sentir frustrados ou enfrentar dificuldades com autoridades. O Sol irá iluminar a vida dessas pessoas, podendo propiciar importantes descobertas de si mesmos ou expor algo que venham tentando esconder.
   
A Lua Wobble indica um momento inquietante de altos e baixos de forma súbita, intensa e muitas vezes o comportamento emocional se torna instável. É importante não se deixar dominar por sentimentos negativos e falsas impressões. Situações podem se agravar, mas deve-se evitar pequenas brigas e confrontos que podem se tornar algo fora de proporção.  Até mesmo os animais podem ser afetados por esse fenômeno e se comportar estranhamente.
 
A melhor maneira de lidar com Lua Wobble é não reagir dramaticamente, sendo recomendável adiar decisões e evitar reações exageradas ao lidar com os problemas. Basta esperar alguns dias. Tudo passa e as situações se normalizam. Se soubermos lidar com as situações, a Lua Wobble pode atuar de forma construtiva e então ela se torna uma bênção, pois a Lua Wobble tem também seu lado positivo. Podem ocorrer novas situações estimulantes ou oportunidades inesperadas, novos contatos ou ideias inovadoras.
 
No entanto, por causa da energia instável, qualquer coisa começada durante uma oscilação da Lua é normalmente de curta duração. Esse período da Lua Wobble deve ser usado para coletar informações, fazer pesquisas e considerar as diferentes opções, devendo aguardar a finalização do aspecto para fazer acordos finais e começar novos empreendimentos. Não favorece iniciar um novo trabalho, uma reforma, um projeto, um novo empreendimento ou assumir um casamento e parceria, porque tudo tende a ser instável. 
 
Também não é recomendável assinar contratos, realizar negócios imobiliários e nem comprar carro ou outros objetos de alto valor, porque a realidade pode não estar aparente. Outra recomendação importante é não negligenciar sintomas e cuidar de um ferimento, pois mesmo que pareça pequeno podem ter graves consequências. Nas viagens deve-se ter precauções, pois podem ocorrer alterações e incidentes de percursos.
 
Em um nível pessoal o quadro desencadeado por uma oscilação da Lua indica grandes mudanças de vida. Um dos aspectos mais interessantes da Lua Wobble é sua relação com o passado e, muitas vezes, ouvimos falar, recebemos notícias ou reencontramos pessoas ou situações do passado de forma totalmente inesperada. Também podem surgir estranhos fenômenos da natureza, objetos no espaço celeste e extremos climáticos.
 
Segundo a Lei de Murphy: "Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira possível e no pior momento possível". Por isso, durante a Lua Wobble espere pelo inesperado, fuja de aglomerações, não provoque a fúria alheia e seja flexível nas mudanças. Leia mais no post: Lua Wobble - Catástrofes anunciadas.
 
 
 
 Marte próximo à Terra
 
Entre 12 a 17 de abril 2014 Marte estará mais próximo da Terra, sendo uma ótima oportunidade para observar o planeta vermelho que terá a aparência de uma Lua Cheia numa proporção bem menor. Isso acontece a cada 26 meses, quando a Terra passa entre Marte e o Sol e que os astrônomos chamam de “oposição”.
 
Visto da Terra, Marte surge no céu do lado oposto ao Sol e poderá ser visto em vários dias durante a noite junto da estrela Spica. O melhor momento para observá-lo será desde a noite de 14  de abril até o amanhecer de 15 de abril, isso porque veremos Marte e a Lua eclipsada bem próximos,  ambos numa cor vermelho-alaranjada.
 
Na antiguidade surgiram muitos mitos e lendas a respeito de acontecimentos astronômicos, porque os antigos povos não tinham conhecimento e nem tecnologia. Hoje sabemos que nada existe de anormal e não anuncia o fim do mundo. Eclipses da Lua acontecem pelo menos 2 vezes a cada ano e Marte se aproxima da Terra a cada 2 anos. Em 29 de abril 2014 teremos o Eclipse Solar a 08º do signo de Touro. Mais adiante comentaremos sobre isso. 
 
 

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto... não sabia sobre a Lua Wobble. Gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra: Eu é que agradeço sua visita, seu elogio e seu carinho. Abraço, Lucia

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog